Forró toma conta do Festival de Cultura Nordestina neste fim de semana

O forró será a atração principal do Festival de Cultura Nordestina de Nova Iguaçu no próximo fim de semana. A sexta-feira (6) será praticamente int...

05/12/2024 às 17h04
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ

O forró será a atração principal do Festival de Cultura Nordestina de Nova Iguaçu no próximo fim de semana. A sexta-feira (6) será praticamente inteira dedicada ao famoso arrasta-pé nordestino. O evento começa às 18h30, na Praça Lindenberg, em Miguel Couto, e contará com a música instrumental nordestina pelo grupo Arrasta Pé do Sax para abrir o dia. Em seguida, os amantes do forró poderão dançar e aproveitar as apresentações de Forró Gallaxy, Forró Leila Dias, Cachorrão do Forró e, para encerrar, o Trio Pé de Serra – Alegria Nordestina.

No sábado (7), o festival vai até Tinguá, na Praça Barão de Tinguá. Com o início marcado para às 16h, o evento vai promover uma diversidade musical maior em relação ao dia anterior, mas sem abrir mão do forró. As atrações são: As Panambis de Cultura Popular (coco e cantigas), Ivan Macedo Show (piseiro), Duo Orin – Pé no Chão (acústico nordestino) e Forró Leila Dias e Cachorrão do Forró voltam para finalizar. Todas as atrações serão gratuitas.

Realizado pelo Ministério da Cultura e Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), o Festival de Cultura Nordestina caminha para o seu terceiro fim de semana repleto de celebrações. O evento teve início no dia 15 de novembro e vai até 15 de dezembro. Durante sua realização, serão reunidas 50 atrações artísticas gratuitas que irão se apresentar em diferentes locais da cidade.

Além das atrações musicais gratuitas, o festival também conta com feira de artesanato e gastronomia nordestina com suas comidas típicas. Além disso, a exposição “Cultura Nordestina em Nova Iguaçu”, com curadoria do pesquisador Milton Luiz, apresenta painéis sobre a arte nordestina e figurinos do Nordeste, incluindo a réplica da roupa de palco do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, instrumentos, adereços e vídeo-arte sobre a cultura nordestina.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ
Foto: Reprodução/Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ

O Festival é organizado pela Fenig com apoio das Secretarias Municipais de Cultura (SEMCULT) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETUR), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do TopShopping. A programação completa do festival pode ser encontrada em https://www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeculturanordestina/ .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.